O SEMINÁRIO

O Seminário Internacional Geografia & Saúde: Teoria e Método na atualidade foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro de 2018 em Brasília-DF, na FINATEC, no campus da Universidade de Brasília. O evento teve como parceiros para sua realização a Universidade de Brasília (UnB), o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  O seminário dispôs do financiamento da FAP-DF, do Laboratório Misto Internacional (LMI), do IRD e Ministério da Saúde e contou com palestrantes nacionais e internacionais de diversas universidades e institutos de pesquisas brasileiros, latino-americanos e europeus, como Fiocruz, INPE, USP, UNESP, UFPR, UFES, IRD (França), Maastricht University (Holanda), Universidade de Havana (Cuba), Universidad de San Juan (Argentina). 

Durante os dois dias o evento foi apreciado por um público rotativo de pelo menos 107 pessoas, sendo composto principalmente por pessoas da área da geografia, medicina veterinária e enfermagem. Após uma avaliação do perfil dos participantes ouvintes foi identificado que a maioria era de alunos de graduação (40%), seguido por profissionais da área (30%) e estudantes de pós-graduação (29%), majoritariamente compostos por mulheres (62%).  

O Seminário Internacional Geografia & Saúde contou com uma mesa de abertura com os representantes das instituições realizadoras do projeto, duas conferências, com a presença de uma convidada de Cuba e um convidado da Holanda, três mesas redondas e um painel, com convidados do Brasil e do exterior, o lançamento do Dossiê franco-brasileiro de Geografia e Saúde da Revista Confins (Paris) (Para acessar clique aqui) e a mesa de encerramento. Quanto às atuações, tivemos dois apresentadores, dois conferencistas, uma debatedora, três moderadores, sete palestrantes, um participante que atuou como palestrante e debatedor, e um participante que atuou como palestrante e moderador.