O LAGAS está apoiando a pesquisa de Soroprevalência no Distrito Federal que integra o Projeto Zarics

 

A  Pesquisa busca compreender a distribuição espacial das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya)e realizar o Inquérito soroprevalência e percepção da população. 

De um modo geral, a pesquisa tem o objetivo de compreender a distribuição da Dengue, Zika e Chikungunya no Distrito Federal e os principais fatores de risco associados a estas doenças. Para isso pesquisadores irão a campo visitando domicílios que foram sorteados por meio de critério amostral convidando os moradores à  responderem um breve questionário e participar da coleta de amostras de sangue. 

O processo será dividido em dois momentos, primeiramente será realizado um questionário de aproximadamente 30 minutos,  as perguntas serão referentes ao conhecimento prévio sobre o mosquito Aedes, sobre as doenças transmitidas por ele, sobre o perfil social e demográfico, bem como o ambiente em que a família residente vive. Em seguida será coletado uma amostra de sangue, tudo realizado diante da permissão do morador.

Os resultados da pesquisa serão divulgados para a rede de serviços de saúde e de assistência social podendo ser publicados posteriormente, e os dados pessoais também serão omitidos destes resultados, impossibilitando a identificação.

A pesquisa está sendo realizada em todo o Distrito Federal, com foco em São Sebastião. 

 

Veja as redes sociais do Projeto!

Siga o projeto no instagram : @projetozarics

E curta a Página no Facebook : Projeto Zarics