O Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde (LAGAS) da Universidade de Brasília (UnB) foi criado em 2014 para desenvolver pesquisas no campo da geografia da saúde, no que diz respeito a dinâmica entre saúde e ambiente, elaboradas por doutorandos, mestrandos e graduandos.

 

O tema saúde e ambiente faz-se presente nos discursos das agendas científicas e políticas nacional e internacionalmente, entretanto é recente quando aplicado à geografia. A geografia da saúde é relevante para os estudos das endemias e epidemias, oferecendo subsídios para a epidemiologia, por outro lado, no planejamento e operacionalização das políticas de saúde sobre o espaço geográfico dando apoio e assistência à saúde. Essa vertente da geografia articula variáveis demográficas, socioeconômicas e ambientais.

 

O propósito do LAGAS é estabelecer uma equipe interdisciplinar desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir de uma abordagem integrada entre a análise geográfica das questões de saúde, meio ambiente e novas metodologias baseadas em geotecnologias. Neste contexto, o laboratório desenvolve a linha de pesquisa de geografia, ambiente e saúde no departamento de geografia de forma articulada com outros laboratórios, departamentos e instituições.

 

O LAGAS faz parte do Grupo de pesquisa CNPq: Geografia, Ambiente e Saúde - Para acessá-lo clique aqui