ESTADO DA ARTE DA OFERTA DA DISCIPLINA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO BRASIL

 

Entre junho e julho de 2020, 95 pessoas responderam ao questionário on-line relativo ao levantamento de cursos de Geografia em universidades públicas do Brasil que possuam alguma disciplina na temática de Geografia da Saúde.

 

Os participantes se espalham por quase todas as Unidades Federativas, sendo o Acre o único estado do qual não obtivemos nenhuma resposta. Os estados que nos renderam o maior número de respostas foram Bahia e Minas Gerais com 9. As UFs com menor número de respostas (fora o Acre) foram Alagoas, Distrito Federal, Paraíba, Roraima, Sergipe e Tocantins, com apenas uma resposta. Porém, nem Bahia, nem Minas Gerais são dos estados com o maior número de cursos ofertantes de disciplinas na temática de Geografia da Saúde.

 

Obtivemos respostas de um total de 75 instituições de ensino superior (O questionário foi enviado para os coordenadores dos cursos de Geografia das faculdades públicas, podendo, portanto, ter mais de uma resposta oriunda da mesma instituição).

 

Dentre as 95 respostas que obtivemos, 37 responderam que o curso oferta uma disciplina na temática de Geografia da Saúde, totalizando 38 disciplinas ofertadas (o curso, ABI, da UFSP é o único, dentro da nossa amostra, que oferta mais de uma disciplina nessa temática).

 

A grande maioria dessas disciplinas é optativa, e destacamos também uma disciplina que foi criada em caráter especial para atender a demanda de discussão sobre a situação de isolamento social e ensino não presencial, como mostra a figura abaixo.

Quanto à carga horária, notou-se que a maioria das disciplinas tem a carga horária padrão de 60h. Mas observamos uma quantidade considerável de disciplinas com mais de 60h de carga, sendo o máximo de 75h (2 disciplinas possuem esse número de horas). Os horários não especificados foram: 34h (1 vez);40,5h (1 vez); 64h (2 vezes); 68h (3 vezes); 72h (1 vez); 75h (2 vezes).

É interessante analisarmos a frequência de oferta das disciplinas de Geografia da Saúde. A maior parte é ofertada uma vez por ano ou a cada dois anos. Apenas 2 dessas disciplinas são ofertadas semestralmente. Ainda tivemos 4 disciplinas que não seguem nenhum padrão cronológico de oferta.

O mapa a seguir mostra a distribuição espacial dos cursos que possuem disciplinas na temática de Geografia da Saúde.

Agradecemos todos os participantes que responderam ao questionário.

Caso tenha alguma contribuição ou sugestão para a melhoria desta página, não hesite em nos contatar.

Os responsáveis por essa pesquisa foram os professores Helen Gurgel da UnB e Rafael Catão da UFES e contou com apoio da equipe do LAGAS-UnB.