Perfil dos participantes

Entre 15 ao dia 30 abril de 2020, 47 pessoas responderam ao questionário relativo ao levantamento dos Grupos de Pesquisa em Geografia da Saúde no Brasil.

Os participantes estão espalhados por 18 Unidades da Federação, sendo majoritariamente concentrados no Sudeste. O Distrito Federal liderou a pesquisa com 7 respostas, seguido pelo Rio de Janeiro e São Paulo com 5 indivíduos cada (figura 1). Destes, 52,6% pertenciam aos 28 grupos levantados.

 

Figura 1 - Distribuição dos participantes por Unidade da Federação. 

Os questionados apresentaram interesse em 15 temáticas da Geografia da Saúde, sendo 8 delas propostas pelos próprios participantes (Figura 2).

 

Figura 2 - Temas de interesse do participantes na Geografia da Saúde

 

Foi relatada uma importante diversidade dos principais objetos de pesquisa. A figura 3 compila as principais palavras mais recorrentes nas respostas sobre a pergunta “Quais são os seus principais objetos de pesquisa?”. O resultado expõe a complexidade das questões necessárias para se realizar estudos sobre o processo saúde-doença.

 

Figura 3 - Nuvem de palavras sobre os objetos de pesquisa dos participantes

O principal curso de graduação dos participantes foi a Geografia, congregando 32 indivíduos (68%). No entanto, corroborando com a perspectiva multidisciplinar da Geografia da Saúde, os outros 15 participantes são formados em múltiplas áreas (Figura 4).

 

Figura 4 - Gráfico sobre a formação na graduação dos integrantes da pesquisa.